Postagens Antigas

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Duplas de alimentos essenciais para o cardápio saudável

Duplas de alimentos essenciais para o cardápio saudável




É fundamental aliar corretamente os nutrientes para que eles sejam absorvidos da melhor forma

Saber montar um prato corretamente no self-service é fundamental para a saúde da mulher. Quem sabe aliar nutrientes da forma certa consegue tirar dos alimentos seus melhores benefícios. Confira algumas "duplas dinâmicas" e turbine o seu cardápio:

Arroz e feijão
O arroz tem o aminoácido metionina, e o feijão, a lisina, que, juntos, formam uma proteína de alto valor biológico. Isso é útil especialmente na terceira idade, quando a perda de massa muscular se acentua. Arroz e feijão também equilibram o índice glicêmico, o que diminui o risco de diabetes. "Sozinho, o arroz pode elevar as taxas de açúcar e insulina, mas o feijão contém esse efeito, estabilizando a glicose", diz a nutricionista Elaine de Pádua, da Clínica DNA Nutri, em São Paulo.

Castanha-do-pará e suco de laranja
Sempre que comer a castanha ou outra fonte de selênio (aves, grãos integrais, cebola ou alho), não se esqueça de ingerir também vitamina C. Vale laranja, limão, acerola, tomate... Quando consumida junta, a dupla melhora a absorção do mineral, que será utilizado pelas enzimas antioxidantes, melhorando a imunidade.

Feijão e suco de limão
"O feijão é rico em ferro, mas nosso organismo só consegue absorver cerca de 10% desse mineral", explica Elaine. Mas, se estiver acompanhado de um alimento rico em vitamina C, como suco de frutas cítricas (limão, abacaxi, acerola, laranja) ou molho de salada com esses ingredientes, o índice sobe para até 40%.

Ovo e agrião
Precisamos do cálcio do agrião e de outras folhas verdes para diminuir o risco de osteoporose. Mas, para que ele seja bem absorvido, a presença de vitamina D é para lá de importante. Essa vitamina, que a gente consegue tomando um solzinho, também pode ser obtida pelo consumo de ovos, além de sardinha, atum, iogurte e fígado. Que tal uma omelete com agrião?

Ervas e azeite extravirgem
Orégano, manjericão, alecrim, tomilho e outras ervas têm seus benefícios (por exemplo, as propriedades digestivas do alecrim e as diuréticas do manjericão) liberados mais facilmente no azeite, que é fonte de ômega 9.
Conteúdo do site WOMEN'S HEALTH

Nenhum comentário: